Departamento Estadual
de Trânsito de Sergipe

Ir para Intranet

Detran/SE dá início às ações do Maio Amarelo no Santa Maria

03/05/2017 - 14:22:03

Para dar continuidade à programação do Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) realizou na manhã desta quarta-feira, dia 3, ações educativas no colégio Estadual Vitória do Santa Maria, localizado no bairro Santa Maria. Na ocasião, houve o lançamento da Feira de Exposição de Ideias Educativas de Boas Práticas no Trânsito, que premiará o melhor trabalho sobre o tema do Maio Amarelo: "Minha Escolha Faz a Diferença".

Para este evento, o Detran/SE apostou no bairro Santa Maria para mostrar que os desafios podem ser vencidos com educação. “A escolha do colégio Vitória do Santa Maria, com mais de 1 mil alunos, prevaleceu por estar numa comunidade com diversos problemas sociais, mas que busca na educação a melhoria de vida. Para darmos o pontapé inicial ao Maio Amarelo, estamos com esse desafio de propagar uma campanha que busque a educação para o trânsito, não precisando recorrer a multas, fiscalizações e radares. É fundamental que a população compreenda que o trânsito somos todos nós – pedestres, ciclistas e motociclistas. É preciso ter respeito e solidariedade, obedecer normas e respeitar as pessoas”, observa o presidente da autarquia, cel. Luiz de Azevedo.

Ao longo do mês, esses jovens estudantes terão a oportunidade de debater sobre o assunto, propor projetos e viabilizá-los tendo como base as boas práticas no trânsito. Nesse sentido, os jovens poderão produzir maquetes, apresentações e soluções que serão expostas dentro da programação do Maio Amarelo. Em parceria com o Banese Corretora de Seguros, o Detran/SE irá premiar o melhor trabalho com tablets. Também na oportunidade, eles puderam ouvir a psicóloga Andréa Figueiredo, que destacou a realidade dos jovens de hoje na condução dos veículos e, com isso, a necessidade de eles se atentarem para fazerem a diferença.

“É de extrema importância essas campanhas para a promoção de redução da violência no trânsito. As estatísticas mostram que a violência só cresce. Por isso a importância fundamental de educar. As pessoas têm um comportamento e emitem esse comportamento na condução dos veículos. Por isso, professores, pais, escola, instituições de trânsito e comunidade têm essa missão de formar esses futuros condutores. A gente precisa, através da sensibilização, conscientizar para que eles sejam mais comprometidos, mais responsáveis, mais conscientes no trânsito”, revela a psicóloga Andréa Figueiredo, especialista em trânsito.

A escola do bairro Santa Maria reconheceu que a iniciativa do Detran/SE é fundamental para a mudança de comportamento desses jovens e de sua comunidade. “A gente acredita que as ações educativas têm muita mais efetividade do que as penalidades. Há uma carência de informação nessa comunidade e, com essa iniciativa, os alunos começam a entender como funciona melhor o trânsito e aprendem a respeitar. Quando a gente começa com educação, a gente minimiza as dificuldades e os riscos”, relatou o diretor da escola, Alex Fabiano Gonçalves. 

Compartilhar: Share on Google+ |  Imprimir |  Enviar por e-mail

Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe - Detran/SE
Av. Tancredo Neves, s/n, Ponto Novo, Aracaju/SE, Cep. 49.097-510
Cnpj. 01.560.393/0001-50