Departamento Estadual
de Trânsito de Sergipe

Ir para Intranet

Maio Amarelo: Detran/SE leva orientações para crianças do Colégio Olímpia Bitencourt

05/05/2017 - 13:02:39

No quarto dia de programação do Maio Amarelo, alunos do Ensino Fundamental Menor do Colégio Estadual Olímpia Bitencourt, localizado no bairro Santos Dumont, puderam se informar sobre trânsito através das ações realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE). A equipe da Coordenaria de Educação para o Trânsito (COET) da autarquia levou, na manhã desta sexta-feira, dia 5, a cerca de 200 crianças, mensagens educativas sobre o Movimento Maio Amarelo e receberam brindes, assistiram à vídeo educativo e à apresentação do teatro de fantoche produzido pelo grupo “Anjos Azuis”, da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).  

Na ocasião, as crianças entre 6 e 12 anos de idade ficaram animadas ao ver as ações do Maio Amarelo e participaram ativamente com a equipe do Detran/SE. “Acreditamos que esse público jovem é um dos mais importantes para o que estamos desenvolvendo. Esses meninos acabam atuando de forma muito ativa e absorvendo mais facilmente esses ensinamentos para o resto da vida deles. E vão contribuir muito para a fiscalização de seus familiares e mostrar a eles que é importante respeitar a legislação, usar cinto de segurança, usar o capacete e não beber e dirigir. Esse é o objetivo do Detran: conscientizar, educar e preservar vida”, aponta o representante da COET, Lacerda Júnior. 

A iniciativa foi aprovada pelos meninos. “A partir do que a gente viu hoje, vou passar a falar para o meu tio e orientar que não pode andar sem capacete e seguir a lei”, falou o aluno Cauê de Souza, de 10 anos. A direção da escola Olímpia Bitencourt ficou surpresa com a ação do Detran/SE e a reação dos estudantes. “Essa iniciativa é de grande importância e uma forma de orientá-los de forma lúdica. O que eles aprenderem aqui vão levar para eles mesmos e passarão também para os pais. Como muitos já vêm sozinhos para escola, mesmo pequenos, é uma forma de eles serem melhor orientados no uso do cinto de segurança, cuidado ao passar pelo semáforo e ter essa boa relação com o trânsito”, destacou a coordenadora pedagógica, Carla Valéria Freitas Góis.

Como parceira, o teatro “Anjos Azuis” contribuiu de forma lúdica e interativa dentro da programação. “Ficamos muito felizes com o convite e temos então essa missão de levar uma dinâmica com noções de cidadania e prevenção de acidentes para esses meninos. A gente acredita que o papel da Guarda Municipal é trabalhar positivamente com essa faixa etária e fazer com que haja uma aceitação maior na mudança de comportamento. O teatro de fantoche vem para somar e entreter na programação do Maio Amarelo e transmitir as noções de trânsito de forma divertida”, contou a coordenadora do “Anjos Azuis”, Sabrina Smith.

Comando Educativo - Também na programação desta sexta-feira, dia 5, outra equipe da COET e os policiais da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) estiveram em frente à pracinha da igreja católica do bairro Santos Dumont fazendo blitz junto aos condutores de carros e motos e pedestres, mostrando a importância da conscientização sobre a necessidade de redução de acidentes de trânsito, como prevê a campanha do Maio Amarelo. Na ocasião, fitilhos, panfletos e adesivos foram entregues aos motoristas para engajá-los nesse movimento.   

 

Compartilhar: Share on Google+ |  Imprimir |  Enviar por e-mail

Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe - Detran/SE
Av. Tancredo Neves, s/n, Ponto Novo, Aracaju/SE, Cep. 49.097-510
Cnpj. 01.560.393/0001-50