Departamento Estadual
de Trânsito de Sergipe

Ir para Intranet

Feira de Boas Práticas no Trânsito do Detran/SE é encerrada no bairro Santa Maria

26/05/2017 - 13:51:53

Na manhã desta sexta-feira, dia 26, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) realizou mais uma ação do “Maio Amarelo” no colégio Estadual Vitória de Santa Maria, no bairro Santa Maria. Diversos estudantes do Ensino Fundamental se empenharam por quase um mês para apresentar na “Feira de Exposição de Ideias Educativas de Boas Práticas no Trânsito” seus trabalhos, que tiveram como foco um trânsito mais seguro, a partir da temática do Movimento Maio Amarelo: "Minha Escolha Faz a Diferença". Estiveram presentes na escola o diretor-presidente do Detran/SE, cel. Luiz de Azevedo; o diretor-executivo do Banese, Renato Augusto Dantas; a comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), capitã Manoela Gomes; além da Escola Pública de Trânsito (EPTran), através do coordenador Ailton Lima.

Na ocasião, os alunos do 6º ao 9º ano se dividiram em 18 equipes, que apresentaram peças teatrais, paródias, poemas e maquetes. Os trabalhos concorriam à premiação de tablets para os integrantes da equipe vencedora, que foi doado pelo Banese Corretora de Seguros, em parceria com o Detran/SE.

“A gente aprendeu bem mais sobre o trânsito depois dessa ação do Detran/SE na escola. Antigamente, pra mim tanto fazia respeitar o trânsito, velocidade e as sinalizações. Agora, estamos mais atentos ao trânsito e isso é, com certeza, um aprendizado para o futuro”, disse a aluna do 9º B, Isabelle Araújo Marques, de 15 anos de idade, integrante da equipe vencedora da “Feira de Exposição de Ideias Educativas”. O grupo de Isabelle e o professor que orientou o trabalho ganharam os tablets.

A escola, que possui cerca de 1 mil alunos, foi bastante receptiva à ação educativa. “Quando tratamos de educação para o trânsito, temos que falar de novas gerações, de respeito e conscientização. Essa escola, mesmo com suas carências históricas, presta um excelente serviço para a comunidade. Escolhemos a escola pelo modelo de organização e nos somamos à Secretaria de Estado da Educação (SEED) e ao Banese para incentivar esses jovens não só a conhecer e respeitar, mas também a influenciar suas famílias”, observou o diretor-presidente da autarquia, cel. Luiz de Azevedo.

Os alunos ficaram muito motivados com a iniciativa do Detran/SE em ampliar o conhecimento sobre trânsito. “Valeu a pena e foi um evento que chamou bastante atenção dos alunos. Essa expectativa da realização dos trabalhos gerou neles disposição para trabalhar. Podemos observar que eles desenvolveram a interação dos alunos com a própria escola e professores, que também se mostraram mobilizados para debater com afinco esse assunto em sala de aula”, revelou o diretor da escola, Alex Fabiano Gonçalves.  

Com o apoio da CPTran, os jovens ficaram muitos entusiasmados com as informações sobre o etilômetro (equipamento de medição do índice de álcool no sangue), além da parceria no julgamento dos trabalhos. “Sinto-me lisonjeada em estar na comissão julgadora. Percebi trabalhos muito criativos e, apesar de ser uma comunidade carente, você observa crianças que querem aprender e que se engajaram para se apresentar bem para todos. Estar aqui é quebrar a ideia de que trabalhamos apenas de forma repressiva. Acreditamos nesse trabalho de integração da Polícia Militar com a comunidade”, falou a comandante da CPTran, capitã Manoela. 

Compartilhar: Share on Google+ |  Imprimir |  Enviar por e-mail

Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe - Detran/SE
Av. Tancredo Neves, s/n, Ponto Novo, Aracaju/SE, Cep. 49.097-510
Cnpj. 01.560.393/0001-50