Departamento Estadual
de Trânsito de Sergipe

Ir para Intranet

Detran/SE apoia campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

12/09/2017 - 11:30:27

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) aderiu à campanha “Setembro Amarelo”, voltada à prevenção ao suicídio. A iniciativa visa alertar a população à respeito dessa realidade no Brasil e no mundo. Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no Brasil. No ranking nacional, Sergipe aparece em 3º lugar em número de suicídios.

A partir da próxima semana, uma programação será intensificada envolvendo diversos setores da sociedade para ampliar as discussões desse tema e buscar formas para a diminuição dos índices de suicídio em todo país. Palestras, ações coletivas, iniciativas ao ar livre, workshop de prevenção ao suicídio e a caminhada pela Vida no domingo, 24, no Calçadão da 13 de Julho, promovidos pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), serão algumas das atividades realizadas para promover a preservação pela vida.    

No dia 21, a partir das 9h30, no auditório do Palácio dos Despachos, o Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), também promoverá palestras relacionadas ao tema, ministradas pela psiquiatra Sheila Bastos e pelo desembargador Edson Ulisses de Melo.

Lei Nº 8.253/ 2017 - Foi instituído pelo Governo do Estado, por meio da Lei Nº 8.253, de 17 de Julho de 2017, para que, nos últimos 15 dias do mês de setembro, seja realizada em âmbito estadual a campanha de prevenção ao suicídio. O objetivo é criar um momento de discussão e sensibilizar a população sobre a defesa da vida, mobilizar formadores de opinião, divulgar fatores e comportamentos de risco, além de enfatizar formas de prevenção ao suicídio.

Veja a agenda de atividades do CVV no Setembro Amarelo:

CVV – Na próxima terça-feira, dia 19, às 19h, na Universidade Tiradentes, a programação será com palestra sobre suicídio para pais e professores, realizada pela doutora Karla Nunes, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Já na sexta, 22, às 14h, o CVV realizará Workshop de Prevenção ao Suicídio, na Clínica Homo. No domingo, dia 24, às 16h acontecerá a Caminhada Pela Vida, no Calçadão da 13 de Julho, onde serão distribuídos laços amarelos e soltura de 300 balões  de cor amarela.

Compartilhar: Share on Google+ |  Imprimir |  Enviar por e-mail

Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe - Detran/SE
Av. Tancredo Neves, s/n, Ponto Novo, Aracaju/SE, Cep. 49.097-510
Cnpj. 01.560.393/0001-50