Ação integrada alerta sobre acidentes de trânsito no Carnaval

07/02/2018 - 12:53:10

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), a convite da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) de São Cristóvão, participou na manhã desta quarta-feira, dia 7, de uma ação integrada com diversos órgãos envolvidos com o trânsito. Na ocasião, foi montada uma blitz educativa na rodovia João Bebe Água, localizada na Grande Aracaju, e estiveram presentes representantes das Secretarias de Saúde de Aracaju e de São Cristóvão, o grupo Cones de Teatro da SMTT/Aracaju, além da coordenadoria do projeto “Vida no Trânsito”.

O objetivo foi orientar condutores para reduzir os riscos de acidente de trânsito nesse período de festa carnavalesca. “O legal da ação conjunta é que se mostra à população que há vários órgãos preocupados às vésperas de uma festa tão importante, como a do Carnaval - com cinco dias de folia - para alertar aos que vão pegar seus veículos para viajar. A ideia é despertar nas pessoas a necessidade de preservar vidas, mostrar os riscos de beber e dirigir e potencializar a mudança de comportamento do condutor para evitar acidentes e mortes”, afirmou o superintendente da SMTT/ São Cristóvão, major J. Luiz.

Para o Detran/SE, esses eventos vêm para somar ao trabalho realizado pela Escola Pública de Trânsito (EPTran). “Educação e conscientização no trânsito é um processo que se faz a várias mãos. Ninguém consegue cumprir essa missão sozinho. Quanto mais pessoas engajadas, os resultados serão melhores. Aproveitamos o período que antecede o Carnaval para alertar aos condutores sobre a combinação “álcool e direção”, principalmente diante dos altos números de acidentes de trânsito nesses períodos de festa na capital e interior do Estado”, revelou o coordenador da EPTran, Lacerda Júnior.

Todas as iniciativas têm como foco preservar a vida. “Apoiamos essas ações integradas porque percebemos que há uma conexão com setores como a Saúde, Trânsito e demais instituições. Há uma preocupação com a vida, com a prevenção, com a lotação dos hospitais por ‘sequelados’ no trânsito, com as famílias que estão se desestruturando por conta de tantos acidentes. Então, é um trabalho integrado em que todos estão na luta. E quanto mais se soma, mais representativo e com maior visibilidade fica, alcançando um maior número de pessoas”, reforçou a coordenadora do projeto Vida no Trânsito, Lijane Oliveira.

Programação HUSE – Dentro do cronograma de ações integradas realizadas esta semana, a equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), através da Escola Pública de Trânsito (EPTran), esteve também na manhã desta quinta-feira, dia 8, em frente ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), alertando motoristas sobre a redução de acidentes e a combinação de álcool e direção, por iniciativa da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju.