Ações do Maio Amarelo são realizadas no Sesi

15/05/2018 - 12:53:06

Com objetivo de viabilizar uma reflexão sobre o comportamento dos jovens dentro de sua prática cotidiana no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) e parceiros realizaram durante a terça-feira, 15, ações educativas no Sesi da Av. Tancredo Neves, em Aracaju. A ação, que integra a programação do movimento Maio Amarelo em Sergipe, contou com a presença de representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT/Aju), do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE), do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).

O tenente do CBM/SE Roberto Mesquita realizou no auditório do Sesi uma palestra com o tema “Cinemática do trauma para acidentes automobilísticos nas vias, com abordagem na importância de manter a segurança no local” para os alunos da instituição de ensino. “Percebemos que, diariamente, nas ocorrências de acidentes automobilísticos, a população não sabe como se comportar nesses casos, aumentando o risco para elas, que ficam no local, podendo acontecer novos acidentes. Então, abordamos esse tema para que os jovens possam saber como se comportar num caso assim”, afirma Roberto Mesquita.

A diretora da unidade Sesi da Avenida Tancredo Neves, Lygia Santos, destacou a importância de levar a temática trânsito para os jovens. “A gente traz para a escola todas as ações que precisa fazer com que o individuo se desenvolva, a exemplo do trânsito. Temos que conscientizá-los de que faz parte do dia a dia deles, como a travessia para a escola, que é um conflito diário, orientando que estamos numa via pública de muito movimento”, explicou.

Durante o dia, ocorreram ainda outras atividades educativas, a exemplo de apresentação do Grupo Cones de Teatro, da SMTT/Aju, palestra no ônibus-escola do Detran com policiais do BPRv e estande da CPTran para desmistificar o uso do bafômetro (etilômetro). Segundo a coordenadora da Escola Pública de Trânsito do Detran/SE, Karinéia Cruz, a ação de hoje comemora também os 70 anos do Sesi. “Este ano o Sesi é um dos nossos parceiros do Maio Amarelo e hoje trouxemos essa programação diferenciada, com palestras, estandes sobre alerta dos perigos em misturar direção e álcool, além do ônibus-escola. Durante todo o dia estaremos intensificando as orientações para os jovens sobre a importância de ter a responsabilidade no trânsito”, informou.