Aguarde enquanto sua solicitação é processada
sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Novembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como mês dedicado à promoção e conscientização do público sobre acidentes de trânsito. Para marcar o período, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) realizou uma blitz educativa nesta sexta-feira, 29, em Aracaju, com o objetivo de orientar motociclistas sergipanos quanto à adoção de medidas que garantem a segurança e manutenção da vida no trânsito.
O promotor de vendas Rafael Almeida, que foi abordado durante a blitz, ressaltou a importância das blitzes educativas. “Ações como esta são necessárias, devido ao aumento de motociclistas trafegando em Aracaju. Conscientiza o condutor e a sociedade de forma geral", disse.
A diretora-presidente do Detran, Naleide de Andrade, destacou que o trabalho integrado visa alertar aos motociclistas sobre os cuidados no trânsito. “Infelizmente vem crescendo consideravelmente o número de vítimas de sinistros no trânsito com sequelas permanentes no estado. Temos que lembrar que a responsabilidade no trânsito é de todos", alerta.
Dados
Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-SE, Tissiane Costa, a ação também reforça a importância de boas práticas para evitar acidentes no trânsito. “Em Sergipe, 80% dos sinistros registrados apontam motociclistas envolvidos. Em nível nacional,essa mesma situação envolve 60% dos registros. Portanto, fica a reflexão que é preciso haver uma mudança de comportamento da população, pois a maioria dos acidentes ocorre pelo descumprimento às leis e sinalizações de trânsito”, informa.
Orientações
Para o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) de Sergipe, tenente-coronel Silveira, esse tipo de ação mostra a importância da integração dos órgãos de trânsito, além da preocupação com os condutores. “As campanhas e ações educativas têm por objetivo orientar, alertar e advertir o cidadão quanto à importância do uso dos equipamentos de segurança, andar com a velocidade adequada e entender que a legislação de trânsito foi feita para salvar vidas”, ressalta.
Parcerias
A ação da blitz educativa contou com o apoio do BPRv, superintendências Municipais de Transportes e Trânsito - SMTTs, Guarda Municipal de Aracaju, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Grupo Paraty e Fábrica de Placas, que distribuíram kits e panfletos informativos.