terça-feira, 27 de julho de 2021
Na manhã desta terça-feira, 27, dia nacional do motociclista, ocorreu, na avenida Ivo do Prado, em Aracaju, uma ação educativa promovida pelo Detran/SE em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/SE), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPtran) e do Instituto Médico Legal (IML). A ação ocorreu com o objetivo de chamar a atenção para o alto índice de mortes e acidentes no trânsito com motociclistas. Os condutores abordados receberam orientações, sendo relembrados da importância de seguir as leis de trânsito, usar os equipamentos de segurança corretamente e dirigir com atenção.
O coordenador de Educação para o Trânsito do Detran/SE, Lacerda Júnior, ressaltou a importância de conscientizar os motociclistas. “Não temos nada para comemorar neste dia. Infelizmente, nós temos um número muito grande de motociclistas que morrem em acidentes de trânsito, e aqueles que não morrem acabam sofrendo sequelas. Os dados do próprio Detran/SE mostram que temos mais de 300 motociclistas envolvidos em acidentes de trânsito com vítima e 33 destes vieram a óbito. A importância dessa ação é tentar conscientizar o motociclista sobre o risco de uma condução inadequada no trânsito”.
O diretor do Instituto Médico Legal, Victor Barros, comentou sobre o alto índice de morte e de indivíduos que procuram o instituto para a realização do exame DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). “O que acaba nos deixando frustrados são as causas, que poderiam ser evitadas. Todo evento traumático poderia ser evitado caso o indivíduo tivesse uma conduta prudente e uma direção defensiva. Com a realização dessa ação visamos orientar os motociclistas que procurem obedecer às leis de trânsito. O uso do capacete é fundamental, não é uma mera formalidade. Está comprovado estatisticamente que a grande maioria dos óbitos se dá por traumatismo craniano, então, você sendo protegido por um capacete de boa qualidade, a sua chance de virar óbito em decorrência de um acidente diminui drasticamente. A nossa intenção hoje aqui é educar”, destacou Victor Barros.
A ação recebeu a aprovação dos motociclistas abordados, a exemplo de Camilo e Thaislan. “Sempre é bom receber orientações, a forma correta que devemos usar o capacete, como devemos nos vestir. Orientação nunca é demais”, opinou o comerciante Camilo.
“A ação é muito necessária, devemos andar de forma consciente, respeitando sempre os ciclistas e os pedestres. Esse é o correto, andar sempre com atenção”, apontou o frentista Thaislan.